TRADUTOR

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

RPG Maker 2000 - Parte I

Por Alexei Martchenko em 04/Mar/2001
A criação e programação de Games é, para mim, uma das tarefas mais complexas e complicadas no mundo da informática. Imagine que para se criar um bom jogo, você precisa saber bem várias coisas: programação, algorítmos, matemática, inteligência artificial, design gráfico, composição digital e, em alguns casos até física, posicionamento, modelação 3D, anatomia, história e geografia. Até mesmo um simples joguinho da velha pode dar algumas pequenas dores de cabeça em programadores, pois é preciso medir e prever todas as possibilidades do jogo.

Sempre gostei disso, quando era menor, programava joguinhos no XT com monitor CGA em Basic com os amigos, ainda me lembro quando consegui desenvolver um pequeno algorítimo que movimentava um caractere na tela de acordo com as teclas. Foi uma revolução.

Mas, sempre houveram ferramentas para melhorar e acabar com o sofrimento de alguns programadores. As linguagens de programação evoluíram muito, o quesito Reusable Code (código reutilizável) se tornou uma constante para quem não queria reinventar a roda em cada projeto. Eu mesmo, em 1990, já reutilizava códigos nas chamdas Subs criadas em Turbo Basic. Lembro-me também que naquela época estavam surgindo os primeiros Criadores de Games totalmente visuais, tais como o vovô Adventure Construction Set, desenvolvido, se não me falhe a memória, pela Eletronic Arts em 1989, ou algo assim.

Desde aquela época surgiram vários e vários Criadores de Games, cada um para um estilo, cada um com seu jeitão de trabalhar até que num belo dia, encontrei um excelente criador, o RPG Maker 95 e, logo depois, o melhor de todos na criação de RPGs. O RPG Maker 2000.

O RPG Maker 2000 é de uma empresa japonesa chamada ASCII. A versão em inglês que estamos disponibilizando para download foi traduzida por um russo com o nick de Don Miguel.

Neste tutorial, pretendo falar sobre vários aspectos do sistema, e ajudar você na criação de RPGs. Como este pretende ser grande, vou quebrá-lo em partes. Esta primeira irá desde o download e a instalação até seu primeiro RPG começar a tomar formas básicas, já funcionando.

1) Fazendo o download


Tela de instalação
O RPG Maker é distribuído em dois pacotes, o programa em si e o RTP (Run Time Package) contendo sons, fontes e gráficos padrão. Vamos fazer o download dos dois, componentes requeridos da instalação. Clicando nos links abaixo, novas janelas se abrirão.

2) Instalação

Terminando de puxar os dois, instale-os normalmente em suas pastas padrão. É bom porque eles têm que ser instalados no mesmo lugar. A instalação de ambos pode ser feita em português, mas o programa é em inglês mesmo. Você verá também que os ícones do menu Iniciar estão em português também. Uma pena que tudo não seja na nossa língua... Tem até um joguinho de demonstração para você ver as possibilidades do RPG Maker 2000. Dá pra fazer coisas realmente muito legais com ele, vamos lá, já dá pra executá-lo e começar e pensar no seu RPG.

Na próxima página é onde colocaremos a mão na massa mesmo! Clique em Próxima Página para continuar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário