TRADUTOR

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

RPG Maker 2000 - Parte XI

Por Alexei Martchenko em 09/Mai/2001
Estamos chegando ao final da sequência de tutoriais sobre o RPG Maker 2000. Já estamos na décima primeira parte, já consegui passar pra vocês quase tudo que se encontra no programa e, pelos e-mails que tenho recebido, acredito que já tem bastante gente criando seus próprios RPGs. Isso é muito bom. Matérias em série assim como esses tutoriais são complicadas de fazer, requerem esforço, pesquisa e muita dedicação é é extremamente gratificante para mim receber tamanho feedback de vocês. Infelizmente não tem dado para responder à todos os e-mails, me desculpem por isso, mas tenham certeza que eu estou lendo todos e muitas das dúvidas de vocês ainda serão solucionadas.

Chipsets

Talvez o processo de importação mais trabalhoso dentro do RPG Maker é o dos Chipsets. Não existe nenhuma manha especial para o mesmo, você apenas deve respeitar o tamano padrão de 480x256 pixels sendo cada tile de 16x16 pixels e se preocupar com a paleta para transparentização. Isso tudo já foi explicado para outros tipos de recursos a serem importados, sugiro que vocês recorram ao índice de matérias e procurem as partes IX e X do tutorial que lá explica basicamente o que fazer para criar e importar corretamente os Chipsets. O processo é o mesmo, você já deve estar um pouquino familiarizado. Veja agora a anatomia de um Chipset:



Entender a exata localização dos tiles é bastante útil para quando você for criar seus próprios Chipsets ou até mesmo quando for analisar algum para uma importação apenas. A figura acima é amplamente auto-explicatória, mas aqui vão alguns comentários à respeito:

Continua na próxima página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário