TRADUTOR

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

RPG Maker 2000 - Parte XIII

Por Alexei Martchenko em 04/Jun/2001
Lembra que eu falei por muitas vezes, principalmente nas partes sobre customização que você tinha que seguir alguns passos para que o jogo não desse pau na hora de fechá-lo? Pois é, o RPG Maker tem um sistema pronto para criar um pacote auto-instalável para que você distribua seu jogo na Internet ou entre amigos.

Aliás, palmas novamente para os japoneses da ASCII, pois criaram um sistema excelente de criação de Game Disk, você cria o seu Game Disk e o disponibiliza para quem quiser. Aí uma pessoa pega seu jogo e o instala como qualquer outro programa com instalador e desinstalador. Em termos mais técnicos, seria a versão compilada do jogo.

Há uma pequeno grande problema aí... Ao criar seu Game Disk, você tem um dilema: incluir ou não o RTP. Seu jogo só funcionará no computador de qualquer pessoa caso você inclua o RTP no pacote, o que resulta num Game Disk realmente grande. Meu projeto-exemplo ficou com 12.3mb junto com o RTP conta meros 1.24mb do jogo sem o RTP. Mas o problema é que sem o RTP embutido, pessoas que não tem o RPG Maker e o RTP instalado não conseguirão abrir seu jogo, terão que fazer o download separado do RTP e instalá-lo, coisa que complicará a vida de muito.


Game Disk com RTP
Para criar seu Game Disk, acesse o menu Project e a opção Make Game Disk. Na janela que aparece, você escolhe a pasta alvo para a criação e tem uma opção chamada Include all RTP files in Game Disk que é justamente onde você seleciona se embute o RTP dentro do seu jogo ou não. Após selecionar o que prentende fazer, o programa vai compilando o projeto, compactando todos os arquivos necessários e criando o Game Disk.

São criados então 5 arquivos: Setup.exe, Setup.ini, [Nomedoprojeto].lhz, Unlha32.dll e Unlha32.txt. O Setup.exe é o arquivo que irá instalar o programa no computador, [Nomedoprojeto].lhz contém todos os arquivos do programa compactados, os quais o setup irá instalá-los utilizando-se do Unlha32.dll. Você pode (e deve) zipar o projeto inteiro em um aquivo zip, mas mesmo utilizando taxas máximas de compressão não adiantará muito, pois o [Nomedoprojeto].lhz já é um arquivo compactado. Zipar aqui servirá apenas para poder distribuí-lo em um único arquivo.

Notas Legais

Esses tutoriais estão protegidos pelas leis de direitos autorais. Até o presente momento está vedada qualquer reprodução do mesmo em qualquer site, mesmo que parcial. Liberarei o tutorial a título de domínio público se algumas metas forem alcançadas, entre elas a colaboração de outras pessoas com o tutorial, nada mais justo. Se você ver alguma reprodução de qualquer parte deste tutorial, por favor me avise que eu tomarei as devidas providências jurídicas. Caso venha a liberá-lo, notificarei no site em alguma matéria futura.

Na próxima página selecionei alguns links para você obter mais informações e fazer downloads de itens do jogo como chipsets, charsets e outros quitutes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário