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quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

RPG Maker 2000 - Parte VIII

Por Alexei Martchenko em 28/Mar/2001
Dando continuidade ao tutorial, quero dar primeiro a referência completa do resto dos Events Commands que ainda não foram explicados depois prosseguirei com a explicação passo a passo da apresentação que criei para que você possa ter uma noção de como você deverá fazer a sua. Disponibilizei também meu jogo-exemplo para download, o link está logo abaixo. Sugiro que você faça o download do mesmo enquanto vai dando uma lida nos Events Commands.

Clique aqui para pegar o jogo-exemplo.

Vamos lá, aqui está a ABA 3 do Events Commands.
  • Play BGM: Toca uma música de fundo, as mesmas setadas para mapas.
  • Fade Out BGM: Termina a execução do BGM ativo diminuindo seu volume no tempo especificado.
  • Memorize BGM: Marca a música em execução na memória.
  • Play Memorized BGM: Toca novamente a música selecionada pelo comando Memorize BGM.
  • Play Sound Effect: Toca um efeito sonoro dos presentes na lista. Bom para tornar eventos mais realistas.
  • Play Movie: Toca arquivos AVI previamente importados para o sistema do programa. Mais sobre isso posteriormente em Customização. Você escolhe o tamanho e a posição na tela.
  • Enter Password: Comando esquisito. Guarda em uma variável um dígito relacionado à teclas. A variável conterá os valores de 1 a 4 caso seja pressionado uma seta direcional, 5 para outras teclas e 6 para ESC.
  • Change Chipset: Muda o chipset do mapa atual para outro.
  • Change Parallax BG: Muda a imagem de fundo e suas propriedades de movimento e velocidade.
  • Encounter Rate: Muda a taxa de encontro de inimigos em um mapa. Produz bons resultados se bem utilizado. Você pode criar mapas com 0% de chance de encontro e depois de alguns quests completos essa taxa ir aumentando. É como recriar áreas com monstros onde não havia antes.
  • Change Chip: Muda um tile por outro. Com imaginação você pode utilizar para recriar certas partes de um mapa. Tem um exemplo deste comando em uma menina de cabelo roxo em VilaEncantada no meu jogo-exemplo.
  • Set Teleport Place: Cria um lugar para teleportar seus personagens após algum deles aprender a magia de mesmo nome. Pode opcionalmente ligar um switch qualquer após a teleportação.
  • Disable Teleport: Habilita/desabilita os teleports criados pelo comando Set Teleport Place e age em conjunto também com as magias teleport.
  • Set Escape Place: Habilita um lugar para dar um Escape. Esse comando Escape também é acessível quando seus personagens aprenderem o comando Escape. Na confecção do mapa, você tem valores de Teleport e Escape padrão.
  • Disable Escape: Desabilita o comando Escape da tela de batalha.
  • Call Save Menu: Chama o menu para salvar o jogo. Bom para criar Savepoints e permitir que o jogador salve o jogo apenas em lugares específicos. Na confecção dos mapas, há valores padrão para poder salvar ou não.
  • Disable Save: Habilita ou não a opção de salvar o jogo.
  • Call Menu: Chama o Menu de jogo. O mesmo que pressionar a tecla ESC durante o jogo.
  • Disable Menu: Habilita ou não o menu de jogo, acessível pela tecla ESC. Bom para apresentações.
  • Fork Conditions: Abre opções para executar comandos baseado em várias coisas. Você pode fazer comparações entre variáveis, verificar switches, ítens, timer, herói, evento, etc. Bem abrangente.
  • Label: Adiciona um rótulo na lista de comandos.
  • Goto Label: Desvia o processamento dos comandos para o rótulo especificado criado com o comando Label.
  • Cycle: Cria um ciclo onde todos eventos dentro de CYCLE e END CYCLE serão repetidos infinitamente.
  • Break Cycle: Caso algo ocorra, este comando quebra o CYCLE o qual ele está dentro e pula para o comando subsequente ao END CYCLE.
  • Stop Parallel Events: Para a execução de eventos com condição de Parallel Events.
  • Clear Timer: Reseta o timer, caso o mesmo esteja rodando.
  • Call Event: Chama um evento qualquer, executando-o.
  • Comment: Adiciona comentários à lista de comandos de eventos. Bom para saber o que está rolando e marcar fragmentos de comandos para localizar melhor o que precisa.
  • Game Over: Chama a tela de Game Over, o fim do Game.
  • Goto Tile Screen: Vai para a tela de abertura e recomeça tudo de novo.

Continua na próxima página.

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