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quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

RPG Maker 2000 - Parte IX

Por Alexei Martchenko em 09/Abr/2001
Caramba, já estamos na nona parte do tutorial... Já temos material o suficiente para publicar um livro quase! Se você acompanhou todo o tutorial, desde suas primeiras partes e chegou até aqui, parabéns, você é uma pessoa dedicada. Aposto que já aprendeu o bastante para criar algum joguinho... isso é que é legal! Praticamente todos os aspectos básicos do RPG Maker já foram explicados, mas agora, vamos melhorar a qualidade do seu jogo adicionando gráficos, música e sons diferentes dos que vêm no pacote RTP.

Com o RPG Maker é possível importar tudo isso de formatos populares para dentro do programa e consequentemente para dentro de seu jogo, e para isso utilizaremos o Raw Material Editor. Ele está disponível na barra de botões ao lado do Database e no menu Tool. Acessando o RME (vamos utilizar esta sigla para o Raw Material Editor) você verá uma janelinha pequena dividida em dois grupos e uns botões e itens.

É importante dizer que você deverá utilizar o RME para todos os itens extras que precisar incorporar ao seu jogo. Não fique apenas copiando PNGs e outros arquivos para pastas senão seu jogo vai dar pau mais para a frente! Além disso, o programa verifica se o arquivo a ser importado é válido, então você só utilizará arquivos 100% depois de importados.

Vamos explicar o que são esses itens ao lado esquerdo.
  • Backdrop: São os fundos de tela presentes nas batalhas, identificando o lugar onde está ocorrendo a ação. Formato 320x160;
  • Battle: Gráficos que ilustram as magias e ataques que você dá nos inimigos no modo de batalha e no Field. Lembra do exemplo do cara que te dá uma porrada? O gráfico disparado pelo comando Show Battle Animation roda os mesmos efeitos fora do modo batalha. Observe no Database também na aba Skills, as animações são provenientes destes tiles que podem ser importados aqui. Formato padrão 480x384 com quadros de 48x48 pixels;
  • Charset: Imagens com tiles referentes a personagens e NPCs (e alguns eventos também). Formato padrão 288x256 com 72x128 para cada Char independente e seus tiles de animação;
  • Chipset: Conjunto de tiles para a criação de mapas. Formato básico 480x256 sendo cada tile de 16x16 pixels;
  • Faceset: Blocos de tiles com as caras de personagens e NPCs, para você colocar nos boxes de texto. Formato padrão 192x192 com tiles individuais de 48x48;
  • Gameover: Tela que é mostrada quando termina seu Game. Formato 320x240;
  • Monster: Gráfico que ilustra o inimigo numa batalha. Sem tamanho definido;
  • Movie: Vídeos importados de AVI que poderão ser incorporados no seu jogo. Também não tem tamanho fixo;
  • Music: Músicas de fundo que poderão ser importadas do formato MIDI facilmente;
  • Panorama: Telas que são utilizadas como fundo de mapa, pelo Parallax Background. Formato padrão 320x200 e 640x480 (este último não testado por mim);
  • Picture: Qualquer tipo de figura sem tamanho delimitado que poderá ser importado e colocado em qualquer tela do jogo através do comando Show Image e seus correlatos;
  • Sound: Efeitos sonoros que deverão ser convertidos para o RPG Maker 2000 e chamados com comandos Play Sound Effect, por exemplo. Formato padrão é WAV PCM 16-bit Mono 22050Hz (22KHz);
  • System: Como se fosse um Skin do seu jogo, muda menus e janelas de texto;
  • Title: Tela que aparece no início do jogo, onde tem aquele menuzinho com Start, Load e Exit. Formato 320x240 pixels.

Continua na próxima página.

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