TRADUTOR

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

RPG Maker 2000 - Parte VII

Por Alexei Martchenko em 23/Mar/2001
Vamos dando sequência ao nosso tutorial. No meu jogo-exemplo, criei algumas coisas para ilustar dúvidas de leitores, testes meus e mais algumas coisas. Fiz de tudo para que meu jogo não ficasse em pé nem cabeça, e até que consegui. Embora não seja O jogo, dá pra brincar legal com ele e ao mesmo tempo aprender alguma coisa.

Áreas de Batalhas

Nas partes anteriores, expliquei como é criado um mapa com grupos de inimigos para você lutar. Agora vamos dar uma boa aprimorada nisso. Vou pegar o mapa Mundo como exemplo. Na parte da janela principal onde estão listados todos os mapas e submapas, clique sobre Mundo com o botão direiro do mouse. No menu que aparece, selecione a opção Create Area.


Áreas de inimigos
Na pequena janela que segue, você poderá dar um nome para a área e terá um box para a inclusão de grupos de monstros. Proceda da mesma maneira quando você criou aquele mapa com monstros. Clique sobre a primeira linha do box e vá acicionando os grupos desejados. Coloque quantos quiser, mas limite-se aos primeiros apenas, pois não queremos encontrar monstros letais logo de cara, com personagens no nível 2 ou 3 ainda. Após selecionados os grupos, clique no botão ... em Set Area. Uma janela maior aparecerá com o mapa atual e o ícone do mouse mudará. Arraste o mouse pelo local desejado para criar uma área retangular, que ficará delimitada por uma linha dupla amarela. Dê um OK para validar a seleção e um OK novamente para colocar a área no seu devido lugar. Pronto! você verá que a área aparece no mapa e um subitem foi criado dentro do mapa mundo na lista de mapas com o ícone azul e um A lá dentro. Está criada sua área de inimigos específica para aquela delimitação. Para melhores efeitos, você pode criar várias áreas e também especificar monstros na criação do mapa. Mesclando essas duas formas, você terá um efeito mais interessante. Imagine criar um mapa agora que só tenha monstros mais difíceis em alguns trechos, e isso é muito útil para o mapa principal, pois não dá nem graça criar lutas de personagens nível 40 com Slimex2 e nem terá como seu personagem sobreviver logo de cara a um Levithan ou um Dragon em level 2. Um bom RPG caminha bem quando todos os elementos estão nivelados, montros não ficam de fora disto!

Usando Veículos

Os veículos são elementos bastante interessantes em um RPG. Com eles é possível ir a lugares antes normalmente impossíveis à pé e agilizar viagens em estágios mais avançados de um jogo. No RPG Maker temos 3 deles, o Boat, o Ship e o Airship. Esses veículos (do original Vehicles) são únicos em todo jogo. Você só poderá ter um bote, um navio e um avião. Para um simples teste, vá ao mapa Mundo e em um tile de água adjacente a um tile de chão, crie o local de partida do barco. Para fazer isso, em Event Editing Mode, clique sobre o tile selecionado com o botão direito e selecione Set Vehicle Position, é o mesmo esquema que você seta sua posição inicial no jogo, até o ícone é parecido. Se você acabou de criar alguma área, não esqueça de clicar novamente sobre o mapa Mundo na lista, senão os eventos não aparecem. Dê um playtest, veja que o barco é um eventos automático. Estando no tile adjacente a ele, simplesmente dê um Enter ou Espaço que você entrará no veículo e até a musiquinha muda, essas coisas.

Você pode estar pensando: Por que dois veículos que andam sobre o mar? Logicamente, botes não podem se aventurar muito longe da costa e navios podem. O maior exemplo de veículos que eu conheço é o famoso Final Fantasy VIII. Nele você tem dois tipos de veículos marítimos. No RPG Maker é a mesma coisa.


Todos os veículos
Agora vem uma manha. Veja o screenshot lá de cima. Clique sobre ele para ver o grande. Você vê que temos dois tons de azul no mar, não é? Um mais claro e outro mais escuro. Fazer isso é simples, por padrão o seu mar é mais claro. Em Lower Editing Mode, clique sobre o tile de água. Vá clicando novamente em áreas com mar e perceba que ele vai ficando mais escuro. Muito simples, não? Para criar mares mais claros, clique sobre um tile no mapa que tenha esse tile claro com o botão direito do mouse e vá clicando em outros escuros normalmente, mudanças em outros tiles. Faça um teste para ver como funcionam os veículos. Veja no screenshot ao lado as delimitações de mares dentro do mapa e o navio no mais escuro. Coloquei os 3 veículos no mesmo lugar para testá-los, pegue o bote e você não conseguirá passar para a área mais escura. Com o navio isso é possível, como você pode observar.

Essa lógica só funciona se você utilizar convenientemente os veículos. Se pretende utilizar os dois tipos de barcos, só disponibilize o navio quando o bote já não tem mais onde ir. Liberando o barco você concordará que seus heróis poderão desembarcar em qualquer ilha, mas se você fechar uma ilha com montanhas, só terá acesso à mesma com o avião, que deve ser o último a ser disponibilizado, a não ser que seu RPG seja um pouco diferente, não sei... mas a lógica é essa.

Ah, quando você estiver dentro de um veículo, pode colocar teleports para outros mapas novamente. Isso é feito no meu exemplo por que você pega o bote num pequeno porto e de lá passa para o mapa Mundo.

A próxima página explica os comandos de eventos por aba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário