TRADUTOR

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

RPG Maker 2000 - Parte VI

Por Alexei Martchenko em 18/Mar/2001
Vamos dar continuidade ao nosso tutorial tentando dar uma ajuda extra à todos que andam acompanhando o mesmo. Fiquei superfeliz com a quantidade de e-mails que chegaram e principalmente com os elogios. Isso é o que vale!!! Obrigado a vocês todos, isso é força, é incentivo.

Vamos tentar ajudar a todos, começarei a responder algumas dúvidas em ordem cronológica.

1) O tutorial tá ótimo... e depois q vc terminar o jogo, vai por ele pra download no site? (Ewerton - EwertonAntonio@aol.com

Sim, disponibilizei o jogo já aqui no Superdownloads até a parte III. Colocarei mais uma versão mais avançada e ao término colocarei o final no ar também, mas não sei se o jogo se tornará algo jogável, pois estou criando algumas coisas aleatórias apenas para ilustrar como funciona. De qualquer forma dá pra jogar um pouquinho, pena que vocês saberão tudo o que fazer. Vai como material didático.

2) Já instalei corretamente o programa em si, RPG Maker 2000. Mas não consigo instalar o programa de RTP (com
sons, gráficos, etc). No meio da instalação aparece a seguinte mensagem: Erro: Não consigo extrair os arquivos "c:\arquivos de programas\ASCII\RPGMaker 2000\RTP\Sound\Holy9.wav E depois da mensagem, a instalação fica abortada.
(Eduardo V. - edusbc@bol.com.br

Problema. Tente pegar o RTP de outro link, direto, sem reinício. Estou procurando mais links bons para o RTP. Instalei aqui e não tive problemas.

3) Instalei o Directx 8.0 em português que eu baixei no SD e agora não consigo jogar meu RPG Maker 2000 v1.5, quando tento o test play aparece a seguinte mensagem "Unable to use DirectShow". O meu RPG Maker normalmente é muito lento quando está em test play, e quando, ainda neste modo, eu tento jogar em full screen, a tela do monitor fica toda branca. Por que isso acontece? Como posso melhorar isso? (derbi2001@bol.com.br

Eu tive esse mesmo pau quando instalei um jogo que instalou um DirectX aqui. Reinstalei o DirectX 8 em inglês e tudo voltou ao normal, inclusive o problema com as fontes. Não tenho certeza se funcionará em todos os lugares mas aqui funcionou. A tela branca em Fullscreen também deve ser resolvida. Outros problemas com DirectX? Sim, o RPG Maker requer o DirectX, e eu recomendo o 8.0 em inglês.

4) Estou fazendo um RPG, porém as falas são em português e o resto jogo é inglês, eu sei onde muda mais não domino muito bem a lingua ainda, vc vai colocar a disposição um patch do "jogo" para deixa-lo em português? (Gabriel - gts14@uol.com.br)

Esqueci de dar uma explicada nisso na última matéria. No Database, há uma aba chamada Vocabulary, lá dá para traduzir várias falas prontas do jogo. Falarei mais sobre o Vocabulary adiante. Li que dá para traduzir o editor completamente e que já existe algo em português mas ainda não vi nada e estou pesquisando.

5) Kra seu tutorial está ótimo, muito bom mesmo. Só uma coisa que eu não entendi: Sabe aqueles quadrados pretos pra colocar em volta do cenário? Eu pus, só que, o personagem pode andar por cima deles! Como faço pra isso não acontecer? (Nícolas - nicolas_affonso@uol.com.br)

Entre no Database, clique na aba Chipsets. Selecione o Chipset Inner e clique no botão Passing, Block. Os dois tilesets pretos (os dois últimos da terceira linha) devem estar marcados com um quadrado no meio deles. Perceba que tem vários diferentes, bolinhas, estrelas, X e o quadrado. Se o seu não estiver marcado com quadrado, clique sobre eles até o ícone virar um quadrado. Teste e veja. Explicarei mais sobre isso detalhadamente em próximas partes do tutorial.

6) Eu gostaria de saber melhor as outras oportunidades que se tem numa conversação. Pois, eu andei mexendo um pouco na parte de fazer as respostas e colocar mais perguntas e etc... mas coisas como, o cara falar assim: "Só por causa disso vc vai tomar um tapa seu @##%!!!!" E aí fazer um barulhinho e tirar alguns Hps... Ou como fazer ou convencer o cara á entrar para o seu grupo... Destruir objetos do cenário Adicionar musiquinhas. Fazer uma apresentaçãozinha no estilo da do jogo de amostra. Ah! E se não fosse abusar demais, vc poderia me passar algumas urls boa sobre o jogo? (André Hauff owd@uol.com.br)


Tomando um soco
Vamos por partes. No meu exemplo aqui criei um personagem que curte um Punk Rock. Ele vai te perguntar se você gosta ou não do mesmo estilo musical que ele. Bom, abri as opções com o comando Show Choice e caso você não concorde com ele ele vai te dar uma porrada. Dentro do case de negação, coloque os seguintes comandos: Mensagem "Ae, entao toma seu miseravel". Logo depois um Flash Event (aba 2). Na janela do Flash Event você seleciona Hero, depois alguma cor la e especifica o tempo, pode ser 5 só. Isso é apenas para dar um tchans visual. Depois o comando é Play Sound Effect (aba 3) e, posteriormente o comando Change HP (aba 1). Na janela do Change HP você especificará quais personagens sofrerao a ação e em Set, coloque Decrease, pois você está subtraindo. Em Operand, especifique em Set o valor numérico a ser subtraído. Se quiser tirar 5 pontos de HP, coloque 5 lá. O Impossible Death impossibilita que seu personagem morra. Digamos que essa ação tire 5 pontos e seu personagem está apenas com 4 pontos no momento, deixando esta opção desabilitada seu personagem poderá morrer caso tenha menos HP do que o que o evento vai tirar. O comando Change MP faz a mesma coisa com pontos de magia e ainda existe um outro, mais versátil, chamado Take Damage. Com ele é possível tirar pontos de força dentro de um escopo definido e ainda contar com as atribuições individuais dos personagens. Fiz uns testes aqui e gostei muito dos resultados, pois ele tirou pontos diferentes dos personagens, acho isso mais legal. Veja na tela ao lado um screenshot com todo o diálogo e esses 3 novos comandos que você acabou de aprender.

Sobre adicionar NPCs ao grupo, falarei sobre isso posteriormente, pois quero detalhar bem e mostrar as várias opções que existem. O procedimento é realizado com um único comando (O Change Party, aba 1)mas tem todo um lance por trás que deve ser feito para funcionar bem.

Destruir objetos é uma tarefa não tão complicada assim. No meu jogo, criei um NPC que destrói as coisas e depois as recupera novamente. Ele quebra uma mesa e uma janela, depois as torna de volta ao normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário